domingo, 6 de janeiro de 2008

Eu não sei o que lhe aconteceu

André Sardet - mais uma nulidade musical que conquista o público com modelos criados há anos atrás por alguém que decidiu que assim é que se ia fazer dinheiro. As pessoas até podem gostar da musiquinha de ir ao rabo, mas isso não quer dizer que o que ele faz é bom. Como é que ele consegue viver convencido que a sua "música" é boa? Eu gostava de saber. Talvez tivesse de ser mais estúpido para conseguir sentir isso.
Hoje em dia a música é uma espécie de banda sonora da vida. O problema é que o filme é rasco, com efeitos especiais dignos de um blockbuster vazio de conteúdo. Esta banda sonora da vida aproveita-se do facto de as pessoas já não pensarem muito e põe-nas a pensar ainda menos. Até a música de elevador consegue ser melhor que isto. Todo o carácter artístico da música perdeu-se. E esta gente que ouve destas coisas parece que tem um gosto musical que varia ou consoante a estação ou consoante a roupa interior. De mês a mês lá sai um novo hit que dura umas semanas e vai-se, sendo substituído por outro tão frívolo como o anterior, sempre girando à volta dos mesmos géneros, como os filmes americanos. A estupidez é tão grande que me sinto ofendido. Fazem-nos de estúpidos, orgulham-se disso, e as pessoas continuam a ir atrás. Se calhar a música até é assim porque o comum mortal precisa de um escape aos seus problemas do quotidiano, usando a música como um spa mental, e a única coisa que a indústria pede em troca é um valor simbólico + 21% IVA. Que altruístas...
Bem, como não gosto de me esticar demasiado, fiquem com John Cage:
Isto é dos anos 60 mas já antes se fazia música assim.

www.youtube.com/watch?v=7KKE0f1FGiw


Sim, eu disse música!


Atenciosamente,
O Melhor Crítico do Universo



P.S.: Assim já podem falar mal do meu gosto musical.

4 comentários:

Anónimo disse...

Bem-vindo ao mundo do puro entertenimento! Porque não fomos feitos apenas para sobreviver, mas para viver, porque não temos de ser geniais a tempo inteiro (como se disso dependesse as nossas vidas) e podemos dar-nos ao luxo de dançar ao som duma boa música ligeira, frívola e superficial, mas que nos faz aquecer o corpo e o coração durante umas horas ou uns dias. E o curioso é que, por mais Mozarts e Chopins que as pessoas ouçam, se pedirem a cada uma para nomearam a banda sonora das suas vidas, mais rapidamente elegem um "Bonde do Rolé" ou um "Laurinda que estás à janela"...ou um Sardet.. whatever..

Lua

Anónimo disse...

Andava eu aqui a vaguear por blogs qd vim parar a este.
Boa surpresa que foi, admito ;)

É péssimo verificar tudo o que dizes, mas é bom ver que ainda há quem pense como tu!!
Continua a escrever q a gente gosta de ler ! :)


(Nao me digas é q nao gostas das minhas musicas no meu tempo-clímax de cantora =P)
**
JRabbit

Anónimo disse...

she pack my bags last night pre-fly
0 hour 9AM.. and i'm gonna be highhhhhhhhhhh as a kite by then.. isto sim é musika ó rapazola ;) k erros e tudo

Anónimo disse...

EDOETP

ola. sou eu outra vx.

John Cage?? epah... so podes estar a gozar! isso é não-musica... é atrofiante... e que merda era aquela da banheira?? a por torradeiras la dentro e o caralho... fiquei à espera uma data de tempo por musica pa ver aquilo? tipo... fizeste me perder tempo! eu a pensar sim senhor um critico de musica! fdxxxx !!! tu NÃO EXISTES (...).


http://www.youtube.com/watch?v=q865x7K_QP4

epah este então... eu ainda andei à procura de alguma coisa de especial mas não há mesmo... e reparem nas pessoas que estão a assistir a isto...umas atrofiadinhas...

ouve... vai ao psicólogo, resolve isso.

na volta ainda ouves a Rihanna ás escondidas e tas para aqui a armar te em intelectual da treta!

HASTA